Prótese Dentarias: Conheça as indicações dos Dentistas

Prótese Dentarias: Conheça as indicações dos Dentistas

PRÓTESE DENTÁRIA

As próteses dentárias são indicadas pelo dentista de acordo com a quantidade de dentes comprometidos ou em falta, além da condição geral da boca do paciente. Assim, as próteses podem ser classificadas em parciais, quando apenas alguns dentes são substituídos na prótese, ou total, quando há necessidade de substituir todos os dentes, sendo esse último tipo de prótese mais conhecida como dentadura.

Além da classificação em parcial e total, as próteses também são classificadas em removíveis, quando a pessoa pode retirar a prótese para fazer a higienização, por exemplo, ou fixas, quando a prótese é implantada na mandíbula ou os dentes faltantes são parafusados.

Assim, os principais tipos de próteses dentárias são:

PRÓTESES SOBRE IMPLANTES

As próteses sobre implantes podem ser:

– PRÓTESE UNITÁRIA: Prótese indicada para reposição de um dente sobre um implante

– PRÓTESE PARCIAL FIXA: prótese para reposição de mais de um dente sobre implantes (onde as coroas estão unidas e são apoiadas sobre pelo menos dois implantes). São indicadas para áreas onde não existem condições ósseas para colocação de um
implante para cada dente perdido.

– PRÓTESE DO TIPO PROTOCOLO: São próteses totais (que reabilitam toda arcada superior ou inferior) apoiadas sobre um conjunto de implantes de forma fixa (paciente não precisa remover a prótese para limpeza). Este tratamento é indicado para pacientes desdentados totais (que usam dentadura) ou aqueles que necessitam extrair todos os dentes de uma arcada devido a doença periodontal (gengivite). O tratamento é realizado em duas fases (fase cirúrgica e protética), com um período de ósseointegração (que vai ocorrer no período de 4 a 6 meses, dependendo das condições ósseas)

– PRÓTESE OVERDENTURE: Assim como o protocolo as overdentures também são próteses totais apoiadas em implantes, porém são removíveis, ou seja, o paciente necessita remover a prótese para limpeza diariamente (nesse caso, os implantes ajudam mais na retenção da prótese do que no suporte). Para sustentar uma overdenture são necessários de 2 a 4 implantes e é necessário aguardar a integração óssea para então ativar o sistema.

PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL

A prótese parcial removível ou móvel é constituída por uma estrutura metálica com o objetivo de reter os dentes saudáveis, havendo a substituição apenas daqueles que faltam, dando mais estabilidade na hora da mastigação e da fala. Normalmente esse tipo de prótese é indicada quando não é possível fazer um implante, principalmente quando a gengiva não está em condições adequadas. A desvantagem desse tipo de prótese é estética, pois a placa metálica é visível, podendo incomodar algumas pessoas.

PRÓTESE TOTAL

A prótese total, popularmente conhecida como dentadura ou chapa, é indicada quando a pessoa perde vários dentes, sendo a prótese feita de acordo com o formato, tamanho e cor dos dentes originais, evitando que o sorriso fique artificial.

Esse tipo de prótese é, normalmente, removível e é recomendado com mais frequência para idosos, que tendem a perder os dentes ao longo do tempo, mas também para pessoas que perderam os dentes devido a doenças ou acidentes, por exemplo.

O uso da dentadura é recomendado quando a fala e a mastigação são prejudicadas pela falta de dentes, mas também podem ser usadas para estética, pois a falta de dentes pode deixar o rosto com aspecto flácido.

PRÓTESE FIXA

As próteses fixas são indicadas quando há necessidade de preencher espaços com ausência de dente, no entanto, o uso desse tipo de prótese está entrando em desuso, pois não é possível realizar a higienização da prótese de forma individualizada, já que é fixa, além de que a colocação de implantes têm se mostrado uma opção terapêutica mais eficiente e que garante resultados estéticos e funcionais melhores.

As próteses fixas podem ser colocadas sobre dentes ou sobre implantes, dependendo da condição da pessoa, e o material em que são confeccionadas pode ser resina ou porcelana.